Marcadores

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A HISTORIA DO ORKUT



O ORKUT NO BRASIL JA FOI A REDE SOCIAL MAIS USADA HOJE
JAZ NO ESQUECIMENTO MAS SUA HISTORIA E BEM INTERESSANTE.

O sistema

Sala de bate-papo
O Google anunciou em 19 de novembro de 2008 que disponibilizaria gradualmente aos usuários brasileiros uma ferramenta para bate-papo integrada ao orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplifica o acesso e uso do chat.
A ferramenta aparece no pé da página, como acontece no Facebook, ao qual usuários podem navegar e conversar on-line ao mesmo tempo. 
Aplicativos
Em outubro de 2008 o orkut contava com mais de 600 aplicativos para os usuários escolherem, sendo alguns dos mais utilizados o BuddyPoke e a Colheita Feliz

2004
24 de Fevereiro ; Orkut é lançado por Orkut Büyükkökten
5 de Abril: O Orkut ganha versão em português. 
2008
1 de abril: O orkut altera temporariamente seu logotipo em consequência do Dia da mentira. A marca traz a palavra "yogurt", um jogo de letras com o nome da rede. 
7 de agosto: O Google anuncia que o Google Brasil passa a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos. Mas o Google Brasil vai ter a palavra final em qualquer mudança ou melhoramento no site, e também que segundo o Ibope os brasileiros já chegam a 40 milhões de cadastros. 

O Orkut implementa sugestões de amigos na página inicial, onde amigos de amigos seus poderão ser seus também, por fim adicionando-os à sua lista. 
30 de dezembro: Um tema de Ano Novo é habilitado. 
2011
17 de Maio: Orkut ganha um novo logotipo após 7 anos de existência. O site também recebeu uma leve mudança no visual. Em publicação no blog oficial do Orkut, a equipe do Google disse que está "melhorando o site para nossos usuários e uma das ideias foi criar um novo logotipo que refletisse a atual cara do Orkut. O novo logotipo é mais encorpado, ousado e maduro". 
2012
Desde outubro de 2011 o orkut vem caindo enquanto outras redes sociais como o Facebook e o Twitter vem crescendo cada vez mais. muitos dos usuários do orkut nesses últimos meses vem deixando de acessar a rede social e assim ela já esta perdendo seu espaço no mercado.
2013
Em 2013 foi realizada uma pesquisa que diz que em três anos o Orkut perdeu 95,6 do numéro de acessos fixos no Brasil registrando assim queda virtiginosa no país e sendo superado pelo Facebook.
Chegou a ocupa a terceira posição mais frequentadas no país, enquanto o Facebook ocupa a primeira colocação18 , mas acabou perdendo a posição para o ask.fm

Novo Orkut

Novo Orkut é o nome dado à nova versão do site de relacionamentos Orkut, do Google. A nova versão, com layout totalmente reformulado, foi lançada no dia 29 de Outubro de 2009, durante uma coletiva de imprensa. 
Lançamento
Durante a coletiva de imprensa, foram apresentadas as novidades que a nova versão do Orkut traz, como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. Também foi apresentado na coletiva, que seria retomado o antigo sistema de convites, como no começo do site. Lá, os participantes do Orkut recebiam convites para distribuí-los à amigos que não possuíam uma conta no site. Funciona do mesmo modo no Novo Orkut. 

Fakes

Como acontece na maioria dos sites de rede social no orkut existe um grande número de perfis falsos (também chamados de fakes ou bogus) . Esses perfis geralmente se passam por pessoas famosas ou personagens de filmes ou desenhos, assim sendo óbvio que eles são falsos. Eles são criados tanto para proteger a identidade da pessoa quanto para diversão, e não são ilegais. O problema é quando o perfil é de uma outra pessoa, seja ela viva ou morta. Nesse caso, isso pode se enquadrar como falsidade ideológica. 
No Brasil, um homem de Santa Catarina foi preso por criar três perfis falsos e usá-los para difamar as vítimas .

  Privacidade

No orkut é possível escolher quem pode visualizar fotos e mensagens, sendo assim a privacidade varia de acordo com a vontade do usuário. O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, geralmente em busca de interesses em comum caracterizada nas redes sociais como o orkut, acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, onde identifica-se um culto às personalidades, sejam elas famosas ou anônimas.  Problemas do Orkut

                                                                 Falhas de segurança
                                                  Hackeando contas e comunidades com XSS
No dia 1 de janeiro de 2005 um hacker brasileiro chamado "Vinícius K-Max" atacou o orkut, roubando comunidade usando uma vulnerabilidade de "cross-site scripting" (XSS) .

  MW.Orc wormNo dia 19 de junho de 2006 os pesquisadores de segurança da "FaceTime Security Labs", Christopher Boyd e Wayne Porter descobriram um "worm", chamado de MW.Orc. 
Esse "worm" rouba detalhes bancários de usuários, como login e senha se propagando através do orkut. O ataque é iniciado quando um usuário lança um arquivo executável disfarçado de arquivo JPEG. O executável inicial que causou a infecção então instala mais dois arquivos no computador do usuário. Esses arquivos então enviam um e-mail com detalhes da conta bancária para o criador do "worm" quando o usuário infectado clica no ícone do "Meu Computador". 
A infestação se espalha automaticamente postando a URL na página de recados de outro usuário. Esse link enganava o usuário com uma mensagem falsa para fazê-lo clicar no link. O conteúdo dessa mensagem varia de caso para caso.
Além de roubar informações pessoais, o malware também permitia que um usuário remoto controlasse o computador e fizesse dele parte de uma botnet, uma rede de computadores infectados. O botnet nesse caso usava a banda de rede do computador infectado para distribuir filmes piratas em larga escala, potencialmente reduzindo a velocidade de conexão do usuário. 
O arquivo executável inicial (Minhasfotos.exe) criava dois arquivos adicionais, winlogon_.jpg e wzip32.exe (localizados na pasta Windows32). Quando o usuário clica no ícone "Meu Computador", um e-mail é enviado contendo informações pessoais. Além disso, ele é adicionado a XDCC Botnet (usado para troca de arquivos), e o link infectado é enviado para outros usuários pela rede de amigos.  
De acordo com declarações feitas pelo Google a companhia implementou um conserto temporário para combater o "worm"

W32/KutWormer
Em 19 de Dezembro de 2007 um "worm" escrito em Javascript pelo cracker brasileiro chamado "Rodrigo Lacerda" infectou mais de 700 mil usuários. Esse "worm" fazia o usuário entrar automaticamente em uma comunidade e mandava um recado para todos os amigos do usuário, que ao lerem o recado também ficaram contaminados. Esse "exploit" cria as urls para o álbum, permitido pela estrutura simples. A ideia por trás disso é do cracker indiano "Master Shekhar". Esse cracker fez a equipe do orkut implementar novos métodos de proteger os álbuns e fotos.
O "worm" se espalhou usando o recurso recentemente instalado no orkut que permitia a usuários escreverem códigos HTML nos recados, e adicionar conteúdo em Flash/Javascript.
     

 Exploração comercial

Em 16 de Janeiro de 2007, a comunidade do Orkut Eu AMO Floripa foi alvo da primeira transação comercial de que se teve notícia na rede no Brasil  quando foi "adquirida" pela RBS, que pagou R$ 2 mil a um jovem carioca para se tornar mediadora do fórum de discussão. A página da comunidade foi utilizada para promover o festival do verão "Floripa Tem", e seu nome foi alterado, logo em seguida, para "Eu Amo Floripa! Floripa Tem!". Na época a comunidade totalizava quase setenta e cinco mil membros, e foi escolhida para a transação por sua maior popularidade entre os usuários da rede de relacionamento, comparada a outras com o mesmo tema.

Questões legais
                                                                              Brasil
                                                                                 Pirataria
Em 16 de março de 2009, a comunidade Discografias, a maior do Orkut para troca de músicas, que continha mais de 921 mil usuários registrados, foi desativada. Na comunidade, os usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento, o que gerou uma série de ameaças judiciais por parte de associações de defesa de direitos autorais. A comunidade era acessada por mais de um milhão de pessoas e era considerada uma das principais plataformas da internet no Brasil para quem buscava seu conteúdo. 

   Racismo
Em 2006 a justiça do Brasil denunciou um estudante de 20 anos acusado de racismo contra pessoas com descendência africana, e espalhar textos difamatórios no orkut .
Torcidas organizadas
Muitas torcidas organizadas utilizam o Orkut para registrarem as suas atividades. Algumas gangues inseridas nestas torcidas organizadas de times de futebol se agridem mutuamente e marcam local para seus confrontos. Tendo em vista que trata-se de uma ação criminosa, a polícia pode rastrear os incitadores e prevenir os eventos. 

 Pedofilia
Há no Orkut um caso crescente de pessoas divulgando fotos, imagens de menores de 14 anos. Lembrando que, menores em trajes intímos e em momentos intímos ( beijo, por exemplo ) e sendo apalpados em regiões privadas é considerado pedofilia, tanto a pessoa quem tirou as fotos ou mesmo que a pessoa simplesmente tenha colocado no site fotos tiradas por outra pessoa, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
 Emirados Árabes Unidos
Em agosto de 2006 os Emirados Árabes Unidos seguiram o exemplo do Irã e bloquearam o site. Esse bloqueio foi removido depois em outubro do mesmo ano. No dia 3 de julho de 2007, Gulf News revisou o assunto, publicando críticas contra comunidades do orkut como "Dubai Sex", e oficialmente trazendo as críticas para a atenção da mídia . Em 4 de julho de 2007 o site foi novamente banido,  que continua em vigor, apesar da promessa do Google, a proibição de negociar com os Emirados Árabes Unidos (EAU). 
                                                                          Outros países
A Arábia Saudita é outro país que bloqueou o Orkut. O atual primeiro-ministro de Bahrein está sob forte pressão para fazer o mesmo. 
Apologia ao terrorismo
Várias comunidades têm sido observadas por apologia ao terrorismo. Simpatizantes do terrorista Osama Bin Laden e da organização terrorista Al Qaeda têm possibilitado trocas de informações. Instituições internacionais de combate ao terrorismo rastreiam regularmente o website em busca destas atividades consideradas ilegais.
 

Apologia ao terrorismo
Várias comunidades têm sido observadas por apologia ao terrorismo. Simpatizantes do terrorista Osama Bin Laden e da organização terrorista Al Qaeda têm possibilitado trocas de informações. Instituições internacionais de combate ao terrorismo rastreiam regularmente o website em busca destas atividades consideradas ilegais
.


Nenhum comentário: